arthur william angola cefojor angop

Curso de rádio comunitária encerra após sete dias de formação

Luanda – O curso sobre rádios comunitárias em Angola, dirigidos a jornalistas angolanos, terminou hoje, quarta-feira, depois de sete dias, no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), em Luanda.

O curso, leccionado por uma jornalista moçambicana e outro brasileiro, contou com a participação de profissionais das províncias do Kwanza Sul, Kwanza Norte, Malanje, Benguela e Bengo, além de Luanda.

Em declarações à Angop, o director-geral do Cefojor, Albino Carlos, disse que durante o período citado realizou-se dois cursos, um dos quais de formação de formadores e outro para jornalistas e pessoas que pretendem, futuramente, trabalhar em rádios comunitárias.

Segundo Albino Carlos, a formação visou criar condições objectivas e subjectivas para que, quando a legislação sobre rádios comunitários for aprovada, esteja tudo preparado para execução deste projecto.

“E uma das condições é criarmos uma bolsa de formadores para dar continuidade a este processo de formação, tendo em conta a necessidade, do ponto de vista humano, da formação dos quadros e técnicos que vão actuar nesta área”, sublinhou.

Por sua vez, o jornalista brasileiro Arthur Wlliam disse que a rádio comunitário é um complemento das radiodifusões públicas e comerciais, abordando assuntos diferentes que as grandes estações radiofónicas não têm condições de abordar por conta dos seus objectivos.

No decorrer do curso, os participantes abordaram, entre outros, a importância social da rádio comunitária, conceito e diferença entre a radiodifusão pública, comercial e relativa a comunidade.