8º Fórum Big Data em Oncologia
Nas últimas décadas as transições demográficas e epidemiológicas alteraram o padrão da morbimortalidade da população brasileira, tornando o câncer um dos principais problemas de saúde pública do país (Campolina et al, 2018). O câncer é responsável por cerca de 17% do total de óbitos no Brasil, mais de 200 mil pessoas morrem anualmente de câncer no país. Segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 704 mil brasileiros serão acometidos pela doença em cada ano do triênio 2023 a 2025 (INCA, 2022).
As ferramentas de análise de grandes bases de dados, também conhecidas como Big Data Analytics, mostram-se como uma importante ferramenta para encontrar padrões e associações e, em seguida, gerar modelos preditivos e prescritivos que possam embasar a tomada de decisão, seja para definir condutas clínicas como para elaborar políticas públicas em saúde, em especial na oncologia.
Nesta direção, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), com sua equipe do Observatório de Oncologia e os parceiros da rede do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), irá organizar o 8° Fórum Big Data em Oncologia, evento que tem por objetivo, organizar informações, dar visibilidade aos achados e fomentar a discussão multiprofissional sobre a aplicação dos dados no planejamento, elaboração e monitoramento das políticas de atenção oncológica. Nesta edição o foco central serão os dados de financiamento da oncologia.
Durante a abertura do evento será assinado o acordo de cooperação técnica entre o INCA e a Fiocruz que foi firmado com o objetivo de desenvolver um programa futuro de cooperação mútua, bem como alinhar conceitos, traçar diretrizes, definir métodos e subsidiar futuras parcerias entre as partes.
Além disso, será lançada a 2ª edição do Prêmio Internacional Fiocruz/Servier com o objetivo de promover e incentivar a pesquisa, estimulando projetos para o desenvolvimento de terapias inovadoras para o benefício dos pacientes com câncer. No total, serão destinados 150 mil euros (cerca de R$ 840 mil) para três projetos de pesquisas inovadores voltados para o tratamento do câncer. O valor será destinado aos projetos selecionados para colaborar com o seu desenvolvimento ao longo de dois anos. A Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) farão parte do processo de seleção dos vencedores.
PROGRAMAÇÃO
8h00 – 8h30: Credenciamento
8h30 – 9h50: Abertura do 8º Fórum Big Data em Oncologia, lançamento de edital Prêmio Fiocruz/Servier e assinatura do acordo de cooperação técnica entre o INCA e a Fiocruz
9h50 – 10h50: Painel 1 | Quanto custa tratar um paciente com câncer no SUS?
10h50 – 11h10: Intervalo – Coffee Break
11h10 – 12h10: Painel 2 | Incorporação X acesso: tudo está disponível para o paciente?
12h10 – 13h10: Painel 3 | Financiamento em saúde: investir na atenção básica para economizar recursos no futuro
13h10 – 13h15: Encerramento