Saiu a pesquisa completa com os hábitos culturais do morador de Duque de Caxias. Fundamental leitura para quem trabalha com comunicação, cultura e educação na Baixada Fluminense.

Leia a pesquisa na íntegra

Encomendada pela Braskem à empresa JLeiva, a pesquisa ouviu 340 pessoas com mais de 12 anos entre 11 de abril a 30 de maio de 2014. Os entrevistados foram abordados em pontos de grande fluxo populacional.

Com margem de erro de 5 pontos percentuais, a pesquisa inclui cerca de 80 perguntas sobre diversos temas ligados à cultura e ao lazer.

Somente a leitura completa do relatório permite entender as diversas informações apuradas. A pesquisa pode ser usada por diversos profissionais:

  • Comunicação (publicitários e jornalistas)

Entender o público-alvo de peças de comunicação a partir de seus gostos e costumes.

  • Agentes culturais

Justificar participação em editais públicos, além de aprimorar a organização e a divulgação de eventos culturais.

  • Poder público

Pensar políticas públicas para promoção da cultura na cidade.


 

120 mil pessoas preferem praticar atividades culturais em seu tempo livre

tempo livre pesquisa cultura duque de caxias jleiva braskem

Maioria do tempo livre é gasto em atividades dentro de casa (ouvir música, assistir filmes e ler livros) .


Pagode vence o Gospel na preferência musical

estilo musica pesquisa cultura duque de caxias jleiva braskem

Funk e Hip Hop têm grande popularidade apenas entre os mais jovens. Em Nova Iguaçu, gospel é o ritmo mais ouvido.


 

Melhor divulgação cultural é pela TV

pesquisa cultura duque de caxias jleiva braskem

Redes sociais e internet são forte fonte para decisão da atividade cultural entre os jovens.

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This