Cultura Digital
Você sabe o que é Cultura Digital? Caxias está se preparando para ser uma Cidade Digital. Tem pólo do Cederj (Educação a Distância), Baixada Digital (internet gratuita), Faetec Digital, além de cursos de tecnologia, design e animação. Mas esse investimento pode ir além, integrando-se com outras políticas públicas como Saúde, Esporte, Trânsito, Segurança e Cultura.
A Cultura Digital já é forte em Caxias. São vários blogs, sites… tem até Web TV e selo/gravadora de bandas de rock da cidade. Só falta agora a prefeitura aproveitar esse potencial e investir na Cultura Digital.
Divulgação e distribuição da Cultura
A internet é um grande (em alguns casos o maior) meio para divulgação de eventos culturais e produtos como CDs, clipes e filmes. Se depender dos grandes jornais e cinemas, a arte produzida pelos artistas de Caxias não chega à população. Por isso, a Web é um caminho cada vez mais utilizado. Redes sociais, blogs e sites servem para distribuir a cultura que é feita aqui em Caxias, mas que poucos conhecem.
Feito a várias mãos
As novas tecnologias permitem também que algo seja feito de forma colaborativa, ou seja, a várias (muitas) mãos. Essa é uma possibilidade maravilhosa, já que permite que toda diversidade cultural esteja presente em um único produto. E não falo “produto cultural” apenas como algo vendável, mas sim como algo feito por seres humanos.
História viva da cidade
As ações de cultura digital também ajudam a manter viva a história da cidade, já que tudo fica documentado na rede mundial de computadores. É um grande serviço de utilidade pública que deve ser mais valorizado pela prefeitura da cidade, porque essas ações, mesmo que voluntárias, ajudam a melhorar a imagem de Caxias, atraindo investimentos, turistas e novos moradores.
Preparando o caxiense do futuro
Vários países do mundo estão investindo forte em Cultura Digital para preparar a geração do futuro. Não importa a formação acadêmica, todos estarão conectados, produzindo conteúdo e compartilhando conhecimento. Caxias deve se preparar para essa realidade próxima. Tem tudo para estar à frente deste processo.

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).