Blog 'Diário de Natália' é ação transmídia na TV Brasil

Blog 'Diário de Natália' é ação transmídia na TV Brasil

Transmedia storytelling é a construção de uma narrativa transmidiática em que é contada uma história diferente para cada plataforma.

Está na moda a tal da transmídia e olha que muita gente ainda confunde com o crossmedia, onde um mesmo conteúdo é distribuído para várias plataformas.

A TV Brasil possui uma experiência neste sentido que é a minissérie Natália. A personagem que dá nome ao programa possui um blog, o Diário de Natália, no qual escreve, em primeira pessoa, quatro posts por semana (a série é transmitida aos domingos):

  • 1° post imediatamente após o episódio ir ao ar com o principal eixo do capítulo
  • 2° post na terça-feira com relato sobre os acontecimentos passados
  • 3° post na quinta-feira com relato sobre os acontecimentos passados
  • 4° post a dois dias do próximo episódio, já preparando o público para o desenrolar da trama

Através do blog, a personagem pode mediar polêmicas levantadas na tela, como religião, homossexualidade (há dois beijos homoafetivos na trama), pobreza e aborto. Como a série já está toda gravada, a personagem pode contornar conflitos pela web, o que não seria possível no produto audiovisual.

Para cuidar do diário, foi contratada uma profissional que leu o roteiro e assistiu a todos os capítulos antes de Natália ir ao ar. No caso, isto ocorreu porque a ação transmídia só foi construída após a produção da minissérie.

Natália usa Facebook para comentar cenas

Facebook da Natália em primeira pessoa

Facebook da Natália em primeira pessoa

Na rede social Facebook, Natália possui um perfil onde faz chamadas para o blog e opina sobre situações vividas pela personagem.

Por exemplo, Natália postou uma foto do casamento do príncipe William com Kate Middleton, ocorrido após as gravações da série, e utilizou a seguinte legenda: “Um casamento tipo Branca de Neve é o sonho de muitas garotas da minha idade“.

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This