Curso Beth Carmona O Mundo do Audiovisual Infantojuvenil

O Mundo do Audiovisual Infantojuvenil (Beth Carmona)

Dias 24, 25, 26 e 27 de abril e 2, 3 e 4 de maio de 2023

/conteúdo
Para criar e desenvolver um projeto audiovisual infantojuvenil é necessário que, desde a sua concepção, observemos as bases e fundamentos que compõem os alicerces da produção de histórias qualidade. Durante o curso, vamos destacar conceitos e observar passos importantes a serem considerados quando queremos falar com esse público tão especial, constituído por crianças e pré-adolescentes em fase de crescimento e formação. Para isso vamos percorrer a história da TV infantil no Brasil, destacando as raízes de sua constituição e sua evolução e conhecer mais sobre as fases de desenvolvimento de uma criança. Vamos traçar um panorama da produção e distribuição em nosso contexto atual e apontar e destacar séries e programas de êxito, para servir de apoio, inspiração e formação aos profissionais que queiram se dedicar ao universo audiovisual infanto-juvenil nas telas, e a produção de histórias audiovisuais.

O conteúdo do curso é apresentado em dois módulos.

Cronograma
MÓDULO I

Aula 1
Introdução – O mundo do audiovisual infantojuvenil
O ser criança no mundo contemporâneo;
A infância – fase determinante, fértil e potente;
As infâncias;
A escuta infantil e a voz das crianças.

Aula 2
Aspectos relevantes na história dos programas infantis no Brasil
Linha do tempo, da criação da TV nos anos 50, passando pela programação destinada às crianças nas TVs comerciais e educativas, chegando à TV por assinatura e streaming .

Aula 3
Qualidade na produção audiovisual infantil
A responsabilidade e conceito de qualidade;
Como reconhecer a qualidade;
As fases do desenvolvimento infantil.

Aula 4
O contexto atual da produção infantil audiovisual
As mudanças tecnológicas e os avanços das telas;
O mundo digital e interativo;
Festivais dedicados e o ambiente da produção infantojuvenil.

MÓDULO II

Aula 1
Produzir para crianças
As faixas etárias e suas questões;
As faixas da programação;
Os diferentes gêneros;
Os formatos possíveis a inovação;
Cases exemplares.

Aula 2
Produção infantil
Os temas e a diversidade;
Representação nas telas;
Cases de interesse;
Produzir com as crianças e para as crianças.

Aula 3
Panorama da produção e distribuição infanto-juvenil na América Latina;
Panorama internacional do mercado infantil no mundo;
Canais dedicados, streaming e faixas;
Youtube;
Feiras e eventos de compra e venda.

Beth Carmona
Consultora, produtora e gestora de projetos audiovisuais. Formada pela ECA/USP, Rádio & TV e Jornalismo, com cursos de especialização dentro e fora do Brasil. Envolvida há mais de 30 anos com o tema qualidade na mídia, realiza e participa ativamente de iniciativas de desenvolvimento nas áreas de criação e produção audiovisual. Trabalha para instituições, marcas e canais como Marisol, Gloob, Fox, Nat Geo, Cartoon Network, Discovery Kids, Pakapaka, TV Cultura, TV Escola Unicef, Unesco, Canal Futura, WDR e NHK Japão. Trabalhou e dirigiu a programação da TV Cultura por 12 anos, onde desenvolveu vasta experiência em programação e produção de diferentes gêneros, com grande especialidade no infantil. Foi diretora dos canais do grupo Discovery América Latina (Dkids e Animal Planet) e atuou no Disney Channel. Presidiu a Roquette Pinto, responsável pelas emissoras federais TVE RJ e Rádio MEC por 4 anos. Dirigiu o Núcleo Criativo, edital Ancine 2015, onde foram desenvolvidos 5 projetos, entre séries e documentários para crianças, pela Singular, Mídia & Conteúdo. Algumas séries que participou ativamente na produção quando fazia parte da equipe da TV Cultura: “Castelo Ra Tim Bum”, “Mundo da Lua” e “Matéria Prima”; quando na TVE: “Um Menino Muito Maluquinho” e “Curta Criança”; depois como independente “Mundo Ripilica”, “Tonky”, “Diário de Pilar”, “O Dia Que Eu Me Tornei Mais Forte”, “Senha Verde”, entre outros. Membro do board da Foundation Prix Jeunesse Internacional e do World Summit on Media for Children. Integrante de júris e concursos internacionais, como Japan Prize, Emmy, Divercine e outros. Avaliadora de projetos em comissões da ANCINE e agências públicas da América Latina. Fundadora e presidente da Ong Midiativa, Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes (www.midiativa.tv) e diretora da plataforma comKids (www.comkids.com.br), que realiza há 14 anos o Festival comKids.