A TVN é a principal televisão do Chile, mesmo sendo pública. Um de seus principais projetos de convergência é o ‘Reportwiteros’, uma rede de participação cidadã de 55 mil pessoas (dados de 2011) que contribui para os noticiários da TV com materiais.

Reportwiteros - participação do público nos noticiários da TVN do Chile

Reportwiteros – participação do público nos noticiários da TVN do Chile

Além disto, as coberturas ao vivo contavam com possibilidade de participação e de comentários através de um chat no site da emissora. Em fevereiro de 2010, o Chile sofreu um terremoto de grandes proporções. Após o fenômeno natural, o Reportwitteros teve 189% mais participação, alcançando um total de 16 milhões de pessoas e 51 milhões de citações.

Em agosto do mesmo ano, o resgate dos sobreviventes do desabamento da mina San José mobilizou uma média de 15 mil usuários simultâneos.

A TVN possui ainda um programa “dual”, o Calle7. A atração voltada para o público jovem conta com duas transmissões paralelas no mesmo palco: uma para a TV e outra para a Web. A transmissão para a internet tem uma apresentadora própria. O roteiro possui pontos de interseção, mas na maioria do tempo não.

Cerca de 4 mil pessoas ficam conectadas no momento do programa (dados de 2011). Telespectadores de Venezuela, Honduras e Guatemala também assistem ao Calle 7. O programa já contava com forte participação pelo Facebook, rede social que ainda engatinhava no Brasil.

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This