Quem me acompanha sabe que tenho um enorme carinho pela TVE. Sempre foi meu sonho trabalhar na TV Educativa, atual TV Brasil. Tive a oportunidade de atuar lá em quatro momentos distintos, cada um com suas questões, mas sempre repletos de vitórias mesmo diante das limitações internas e/ou externas.

Peguei a gestão da Beth Carmona no primeiro governo Lula, onde tive a alegria de gravar programas como Observatório da Imprensa, Atitude.com, Arte com Sérgio Britto, Comentário Geral, Revista Brasil, Super Tudo, Stadium, Esportvisão, Edição Nacional e Recorte Cultural.

Depois, entre o final do segundo governo Lula e o início da Dilma Rousseff, sob a gestão de Tereza Cruvinel e Nelson Breve, atuei na área de Multimídia, produzindo conteúdos para o site e as redes sociais de programas como Sem Censura, Samba na Gamba, Arte do Artista, Estúdio Móvel, Animania, além de cobrir eventos como Rio+20, Jogos Mundiais Militares, Série C do Campeonato Brasileiro e Copa SP de Futebol Junior (Copinha).

Mais tarde, já no governo Temer, tive a oportunidade de participar da criação de uma série de programas musicais, culturais, infantis e de séries documentais a partir da gestão de Laerte Rimoli. São diversas atrações, a maioria idealizadas pelos próprios funcionários por meio de um Pitching interno que promovi com a liderança da então diretora Cida Fontes e do superintendente Caique Novis.

Os anos se passaram e, no governo Bolsonaro, os diretores Nei Barbosa, Vancarlos Alves e Denilson Morales deram continuidade ao trabalho, consolidando a TV Brasil como a 5ª emissora mais assistida entre as mais de 90 existentes, à frente de TV Cultura e Rede TV.

Este último período foi o mais difícil pois, além da pandemia de Covid-19, tivemos que enfrentar a ameaça de fechamento da TV, a qual havia sido uma das promessas de campanha do então candidato à Presidência da República. Mesmo com todos os problemas, os programas resistiram e chegaram a 2023 para a reformulação a partir de uma nova gestão, agora sob a liderança de Hélio Doyle e Antônia Pellegrino.

Abraço Negro
Acervo Musical
Agro Nacional
Amigos do Pelotão
Antenize
Ao vivo entre amigos
Arte do Artista
Atos
Aventuras do Topetão
80 Anos de Radionovela
Bate Papo em Libras
Bienal do Livro 2019
Brasil Caipira
Brasil Independente
Brincadeira Animada
Bicentenário da Justiça
Bossa Nova 60 anos
Brasil sobre duas rodas
Bravos
Canto e Sabor do Brasil
Cápsula da Educação
Cai no Vestibular
Caiu no ENEM
Carnaval 2017, 2018 e 2023
Cena Musical
Cenário Econômico
Cena Instrumental
Ciência é Tudo
Circos
Conhecendo Museus
Curta em Cena
Curta Temporada
Dicas do Topetão
DOCTV
EBC no Ar
Eliminatórias da Copa do Mundo 2022
Em Dança
Especial Itaipu
Especial Bibi Ferreira
Especial Festival de Brasília 50 anos
Estação Plural
Estádios históricos
Estúdio Móvel
Falas da Educação
Faróis do Brasil
Festival da Rádio MEC
Festival da Rádio Nacional
Flip 2017 e 2018
Folia de Reis
Fortes do Brasil
Futebol de 7
Grandes Musicais
Grapho Play
Instrumentos Exóticos
Liga Nacional de Futsal
Luthiers
MEC em Ação
Mangueira, 90 anos de História
Meu pedaço do Brasil
Migrantes
Missão Olímpica
Música Animada
Mídia em Foco
NBB
Nossos Biomas
Os Federais
Paralimpíadas Tóquio 2020
Partituras
Programa especial
Prodav TVs Públicas
Parques do Brasil
Palhaçaria
Poetas do Villa
Recordar é TV
Reverbera
Rio H2K
Samba na Gamboa
Salve o Choro
São João 2018 e 2019
Segue o Som
Sem Censura
Série D
Sésamo
Singulares
Soldados de Caxias
Surdolimpíadas 2022
Teatro de Bonecos
Todas as Bossas
Trilha de Letras
Tropicália 50 anos
TV Brasil Animada
TV Brasil Esporte
Valeu Professor
Vida Leve
Viralizando

…e um punhado de outros projetos de parceria e aquisição, fruto de muito trabalho coletivo, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no período.

Gratidão a todos colegas com quem tive a felicidade de poder desenvolver estes projetos.

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This