Agência de áudios utilizando o software livre ICOX

Radioagência com CMS ICOX

Para quem não conhece, o ICOX é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) desenvolvido pelo ICO – Instituto de Inteligência Coletiva, uma Organização Não-Governamental sediada no Rio de Janeiro.

Ele tem código aberto, permitindo customização e aperfeiçoamento da ferramenta. Sua nova versão 4.2 é acessível a portadores de deficiência visual e permite o acesso através de terminais móveis (celulares).

Em 2007, o ICO lançou a primeira versão estável da plataforma. O projeto recebeu apoio da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro(Faperj) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), através do Programa Rio

Este CMS já foi utilizado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e pelo jornal O Globo (Globoonliners). Contudo, o projeto que mais se aproxima do desejado por uma emissora de conteúdo sonoro é o RadioTube, uma rede de cidadania desenvolvida pela ONG Criar Brasil.

Logomarca da Rádio Pública hipotética

Logomarca da Rádio Pública hipotética

O RadioTube possui uma interface similar a encontrada na rede social Orkut (a mais popular do país), além de permitir a publicação colaborativa de arquivos sonoros.

Para esta customização, foi utilizada a logomarca de uma Rádio Pública hipotética, cuja criação foi inspirada na TV Brasil, TV Cultura e Telesur.

 

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This