twitcasting streaming transmissao ao vivoTwitcasting, Hangout, Ustream, Twitcam, Livestream, Bambuser… são muitas as possibilidades de transmissão ao vivo pela internet. Cada solução de streaming é mais apropriada para uma ocasião específica. Vou explicar um pouco melhor cada uma delas.

Twitcasting

  • Melhor para: atividade de rua como protestos, eventos não planejados (pode transmitir do próprio celular).
  • Indicações: transmitir ao vivo a negociação entre a representação patronal e uma comissão após passeata (ajuda a manter a mobilização e a viralizar a ação) ou protesto.
  • Benefícios: leve (com qualquer 3G é possível trasmitir) e interativa (possui chat com comentário de Facebook e Twitter).
  • Pontos negativos: baixa qualidade de vídeo e som ruim no celular (por conta do microfone ambiente e direcionado para quem segura o smartphone).

Hangout

  • Melhor para: eventos planejados (com internet banda larga fixa) e debates a distância (com participantes em cidades diferentes).
  • Indicações: transmissão de assembleias, debate com convidados cada um em sua casa (ideal para sindicatos estaduais e nacionais) e oficinas práticas.
  • Benefícios: alta definição de vídeo (HD), muda de câmera automaticamente para quem estiver falando, permite mudar de câmera manualmente, é possível compartilhar a tela (ideal para oficinas e tutoriais), já salva a transmissão no YouTube, quem chegar atrasado pode voltar a transmissão para o início e ajusta a qualidade automaticamente de acordo com a velocidade da internet.
  • Pontos negativos: pesado (requer uma internet no mínimo boa), só transmite até 8 horas seguidas (para um evento de um dia inteiro é preciso abrir um novo hangout) e transmissão é fechada se internet cair (será preciso abrir novo hangout).

Ustream

  • Melhor para: transmitir durante vários dias.
  • Indicações: Web TVs, Web Rádios e congressos de vários dias.
  • Benefícios: permite escolher a qualidade de transmissão, possui canal único (sem necessidade de abrir várias transmissões), transmite da câmera Sony Action Cam e a versão paga oferece diversos benefícios (pode ser paga apenas durante o mês de um evento específico).
  • Pontos negativos: publicidade frequente (vídeo é interrompido para exibição de uma anúncio de 30 segundos) que pode ser de empresa que combate os movimentos sociais (agronegócio é mais comum), há limite para vídeos gravados no plano gratuito e é pesado para uso no celular.

Livestream

  • Melhor para: transmitir durante vários dias.
  • Indicações: Web TVs e congressos de vários dias.
  • Benefícios: permite escolher a qualidade de transmissão, possui canal único (sem necessidade de abrir várias transmissões), transmite da câmera GoPro e a versão paga oferece diversos benefícios (pode ser paga apenas durante o mês de um evento específico).
  • Pontos negativos: há limite para vídeos gravados no plano gratuito e é pesado para uso com internet lenta e no celular.

Dissonante

  • Melhor para: transmissão de áudio (apenas) ao vivo.
  • Indicações: montar web rádio e transmitir evento só em áudio (ideal para quem estiver no trânsito).
  • Benefícios: leve (pode ser acessado por internets muito lentas) e está na rede de internet da UnB (Universidade de Brasília).
  • Pontos negativos: um pouco mais difícil de configurar (mas ao realizar o cadastro, você recebe um pequeno tutorial) e não possui aplicativo para celular.

Twitcam

  • Melhor para: entrevista coletiva (seguidores do Twitter enviam perguntas pelo chat).
  • Indicações: entrevista coletiva de alguma pessoa com boa popularidade.
  • Benefícios: mais simples de transmitir e tem interatividade com o Twitter.
  • Pontos negativos: bloqueado em muitos locais de trabalhos e ficou defasado tecnologicamente.

Bambuser

  • Melhor para: transmissão de eventos curtos.
  • Indicações: assembleias e cursos de um turno.
  • Benefícios: é possível ajustar a quantidade de frames por segundo e possui planos pagos (com mais opções e qualidade).
  • Pontos negativos: é preciso abrir uma nova transmissão toda vez que a internet cai (gerando links diferentes) e é pouco usado no Brasil (difícil encontrar dicas em fóruns na língua portuguesa).
Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This