Canal da Cidadania é uma emissora de televisão que pode transmitir quatro programações por meio da TV Digital aberta. Com o Canal da Cidadania, cada cidade do Brasil ganha uma TV pública municipal, uma TV pública estadual e duas TVs comunitárias.

canaldacidadania.org.br

Fonte: canaldacidadania.org.br

Este projeto nasceu com o decreto que criou a TV Digital em 2006, mas só foi regulamentado em dezembro de 2012.

Através da multiprogramação, o Canal da Cidadania é dividido em quatro faixas:

  • TV pública municipal
  • TV pública estadual
  • TV Comunitária 1
  • TV Comunitária 2

Como pedir a concessão do Canal da Cidadania ao Ministério das Comunicações?

Basta a Prefeitura enviar um pedido ao Ministério das Comunicações com a comprovação da criação do Conselho Local (que vai fiscalizar o Canal da Cidadania). A cidade terá 12 meses para iniciar a transmissão (prorrogáveis por mais 12).

Quanto custa o Canal da Cidadania?

Existem orçamentos entre 90 mil e 1,6 milhões de reais. Depende do tamanho do município, do relevo e da capacidade de produção de vídeos (ao vivo e gravados). Mas cada cidade é um caso diferente.

Qual a programação do Canal da Cidadania?

Produzir vídeos é o mais caro de tudo, por isso o ideal é que a TV da prefeitura use a TV Escola como base da grade de programação, inserindo ao longo do dia alguns programas locais. Esse modelo é usado pela maioria das TVs estaduais as quais atuam em rede com a TV Brasil.

Como bancar o Canal da Cidadania?

É possível veicular anúncios institucionais de empresas públicas e privadas sem citar preço. Por exemplo: uma propaganda da Petrobras que não esteja vendendo gasolina. Outra possibilidade dos canais é receber financiamento do Fundo de Comunicação Pública. A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) vai repartir o dinheiro com  TV Senado, TV Câmara, TV Justiça, Anatel, TVs Comunitárias, universitárias, educativas e culturais, além dos canais da cidadania. Há também editais públicos para produção de programas.

Cada cidade pode ter sua TV pública

Essa é uma grande notícia já que após a transformação da TVE em TV Brasil, Rio de Janeiro, Brasília e São Luís ficaram sem uma televisão pública com conteúdo local. O mesmo pode acontecer com todas as cidades do país. A Prefeitura do Rio já iniciou este processo e a empresa pública MultiRio foi escalada para operar o Canal da Cidadania. Também foi criado um Conselho de Comunicação Social para fiscalizar a emissora.

A MultiRio já produz vídeos educativos que são veiculados na Band e no canal 26 da NET. Com o Canal da Cidadania, esses programas granhariam uma grade de programação inteira de uma estação de TV aberta.

Outras informações estão disponíveis em www.canaldacidadania.org.br

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This