inquerito policia civil operacao firewall jornadas junho 2013 midia ninja

Robô foi incluído no inquérito policial que investigou as “Jornadas de Junho de 2013” (manifestações entre Junho de 2013 e Julho de 2014)

Em minha pesquisa de mestrado, criei um robô que fazia o “web scraping” das publicações sobre as manifestações entre 2013 e 2014 com o objetivo de analisar os dados de forma similiar a outros trabalhos científicos no período. Mesmo o site explicando o projeto, surpresa minha foi ver o robô confundido com um grupo de pessoas reais pelo relatório da Operação Firewall que investigou as manifestações entre junho de 2013 até a final da Copa do Mundo de 2014.

Aquela confusão, há 10 anos atrás, deixou claro o potencial de desinformação que uma mídia sintética poderia gerar na sociedade, situação agravada hoje em dia com o desenvolvimento da inteligência artificial generativa. O robô que criei não era tão sofisticado quanto os softwares na linguagem R que os professores Fabio Malini (Labic-UFES) e Raquel Recuero (UCPel) utilizavam para produzir seus grafos nas pesquisas de ciência de dados sobre os protestos de 2013/2014. No meu caso, os plug-ins do WordPress faziam a raspagem dos dados das redes sociais e copiavam as informações para um site, que era indexado pelo Google, diferentemente das redes sociais fechadas como o Facebook. Além disso, o robô traduzia automaticamente todos os textos para três línguas (inglês, espanhol e francês) via API do Google Tradutor e divulgava os links de forma automatizada pelo Twitter. Quando saiu o relatório da investigação policial, acabei desativando o robô “Rebaixada” que havia sido desenvolvido durante oficinas na própria universidade. O relato completo desta história está descrito na minha dissertação de mestrado pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

REFERÊNCIAS:

SANTOS, A. W. C.. Pesquisa de mestrado no inquérito da Polícia. Disponível em: https://arthurwilliam.com.br/blog/pesquisa-de-mestrado-no-inquerito-da-policia/. Acesso em: 1 ago. 2014.

SANTOS, Arthur William Cardoso. Rebaixada: hub da multidão inteligente durante os megaeventos. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015. Acesso em: 7 out. 2015.

LINKS:

Rebaixada.org (Web Archive – Wayback Machine)

Rebaixada.com.br (Web Archive – Wayback Machine)

Twitter do Robô Rebaixada em Português

Twitter do Robô Rebaixada em Inglês

Twitter do Robô Rebaixada em Espanhol

Twitter do Robô Rebaixada em Francês

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This