ibope tendencias midia 2015O IBOPE apresentou as tendências para a mídia em 2015 durante o evento ‘Conexões IBOPE Media Rio de Janeiro’. Segundo a diretora de L&I IBOPE Media, Juliana Sawaia, as mudanças ocorridas nos últimos 15 anos impactaram três dimensões: comunicação, entretenimento e informação.

O instituto de pesquisas avalia que a ​rotina das pessoas está fragmentada, exigindo conteúdos cada vez mais líquidos (vídeo, áudio e texto adaptados às múltiplas plataformas para acesso em diversos momentos e lugares). De acordo com os dados apresentados,  54% das pessoas assistem TV e usam internet ao mesmo tempo. Destas, 34% comentam o que assistem, repercutindo mais fatos engraçados ou polêmicos.

Outra informação importante para quem analisa audiência é que 95% dos comentários públicos sobre TV estão no Twitter. Aliás, o microblog tem sido usado como referência para pesquisas de audiência, tanto quantitativas como qualitativas. O IBOPE está desenvolvendo o ITTR (Ibope Twitter TV Ratings) para complementar seus atuais mecanismos de medição.

O próprio Twitter já dá algumas pistas de tendências, como o ‘Flock to unlock’, ação que torna público um conteúdo ao se atingir determinada quantidade de tweets. Segundo a equipe da mídia social,  os picos de acesso ao Twitter são geralmente acompanhados de aumento de audiência na TV. Outra constatação é que o uso de redes sociais eleva os batimentos cardíacos, contribuindo para o engajamento de quem adota as múltiplas telas.

Vamos à lista:​

1 – Internet das coisas

Representa o futuro da computação e comunicação, ligando objetos do dia-a-dia às bases de dados da internet, permitindo integrar toda a informação e a tecnologia disponíveis à vida das pessoas.

internet das coisas

2 – Multitelas

Adoção de distintos devices para interagir com conteúdos de mídia (televisor, computador, notebook, tablet, smartphone, rádio…)

multitelas multiplataforma

3 – Multitarefas

Capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e a busca pela máxima eficiência em cada tarefa executada.

multitasking multitarefa

4 -Educação 2.0 e 3.0

Educação personalizada, colaborativa, inclusiva e interativa, promovida por meio do uso de aplicações tecnológicas.

educacao colaborativa participativa games

5 – E-commerce

Evolução do processo de compra e a internet assumindo papel crucial em todas as etapas da jornada de decisão.

ecommerce ibope

6 – Snacklable  Content

Conteúdos que possam ser consumidos de forma simples, rápida e flexível.

snackable content fecused time shift dual input

7 – Personalização

Personalização de conteúdos de acordo com as necessidades do usuário ou ainda, conteúdos oferecidos segundo o próprio hábito do consumidor, como PVR e VoD.

personalizacao tv

8 – Primetime para o realtime  (TV)

Marketing real time que promove ações rápidas para potencializar o engajamento dos telespectadores durante a transmissão. Os conteúdos de baixa perenidade podem ser acessados pela tela disponível no momento (best possible screen). Vou acompanhar um jogo de futebol, por exemplo, pelo celular, computador, TV ou rádio. Já com os conteúdos de alta perenidade, as pessoas buscam a tela mais adequada para a experiência (extended screen), como ver novelas e filmes no televisor.

primetime realtime tv

9 – Relacionamento

O protagonista vital da era das mídias sociais que hoje simboliza a liberdade de comunicação e conexão.

midias sociais segmentacao relacionamento

10 – Imagem / auto estima

A “selferização” da identidade e o impacto deste comportamento no cenário midiático.

selfierizacao geracao selfie

11 – Editores

Necessidade de selecionar, editar e divulgar informações criando um novo paradigma na comunicação.

editores curadores produtores comentadores compartilhadores espectadores

12 – Aldeia Global

Distâncias encurtadas pelo progresso tecnológico, interligando ideias, valores e linguagens de qualquer parte do mundo.

aldeia global do glocal ao local

“A cultura da convergência é o futuro, mas está sendo moldada no presente”, Henry Jenkins.

Fonte: 15 anos de insights, por Juliana Sawaia.

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

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