TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com, O Globo, Jornal Extra, Rádio Globo… são muitos os braços do mais importante grupo de mídia do Brasil: as Organizações Globo, agora conhecida como ‘Grupo Globo’. Muito se fala sobre as empresas da Família Marinho, mas há poucos mapeamentos confiáveis disponíveis para pesquisadores e estudantes.

O professor Gustavo Gindre montou um infográfico mostrando todas as empresas da Globo. É importante frisar que a imagem lista apenas as empresas e não os veículos. A InfoGlobo, por exemplo, reúne os jornais O Globo, Extra e Expresso. Já a Globosat junta Multishow, SporTV, Viva, Gloog, entre outros canais de TV por assinatura.

organizacoes globo par globosat infoglobo sgr net g2c

Organizações Globo Participações (Grupo Globo): Holding pertencente aos três filhos de Roberto Marinho e a seus descendentes diretos (filhos e netos). Controla 100% da Globopar, da Infopar e do Sistema Globo de Rádio

1 Globo Comunicação e Participações (Globopar)

1.1 Globosat: canais GNT, Globo News, Multishow, Globosat+, SporTV 1, SporTV 2, SporTV 3, BIS, Viva, Off, Gloob, Megapix, Premiere Futebol Clube, Combat e Big Brother

1.1.1 Telecine: parceria entre Globosat (50%) e quatro estúdios norte-americanos: Fox (12,5%), Paramount (12,5%), Universal (12,5%) e MGM (12,5%). Possui, também, os direitos de exibição premium da Disney no Bras É formada pelos canais Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult

1.1.2 Playboy Brasil Entretenimento: parceria entre a Globsat (60%) e Playboy (40%) nos canais Sexy Hot, For Man, Venus, Playboy TV, Private e Sextreme

1.1.3 Canal Brasil: parceria da Globosat (50%) com os cineastas Luiz Carlos Barreto, Zelito Vianna, Marco Altberg, Roberto Farias, Anibal Massaini Neto, Patrick Siaretta, André Saddy e Paulo Mendonça.

1.1.4 NBC Universal Brasil: parceria da Globosat (47,5%) com a Comcast NBC Universal (52,5%) nos canais Universal Channel, Studio Universal e Syfy

1.2 Horizonte: opera os serviços de TV everywhere (Globosat Play, Telecine Play, Premiere Play e Combat Play), de subscription VoD (Philos) e de rental VoD (Telecine On).

1.3 G2C: empresa responsável pela comercialização dos canais da Globosat, dos canais desta em parceria com terceiros e dos serviços da Horizonte

1.4 TV Globo: cinco emissoras próprias (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília) e uma rede de afiliadas.

1.5 Editora Globo: livros e revistas

1.6 Edições Globo Condé Nast: parceria entre a Editora Globo (70%) e a Condé Nast (30%) para publicação de revistas como a Vogue

1.7 Globo.com

1.8 Som Livre

1.9 Globo Filmes

1.10 Globo Marcas: licenciadora das marcas da Globo para a confecção de produtos por terceiros.

1.11 Endemol Globo: licenciadora de formatos para programas e realitty shows, em parceria com a Endemol (50%).

1.12 Sky: parceria entre Globopar (7%) e DirecTV (93%) na operadora de TV paga via satélite Sky Brasil. A DirecTV foi comprada pela AT&T.

2 Infopar Participações

2.1 Infoglobo: jornais O Globo, Extra e Expresso e seus respectivos sites. Agência de notícias O Globo. Parque gráfica de Duque de Caxias

2.1.1 ZAP: portal de venda de imóveis

2.2 Valor Econômico: parceria entre Infopar (50%) e Folha de São Paulo (50%)

3 Sistema Globo de Rádio: Rádio Globo Rio de Janeiro, Rádio Globo São Paulo, Rádio Globo Belo Horizonte, Rádio Globo Brasília CBN Rio de Janeiro, CBN São Paulo, CBN Belo Horizonte, CBN Brasília BH FM Rádio Beat (apenas pela Internet) Um conjunto de afiliadas

Fonte: Blog do Gindre.

Há um outro infográfico de 2008 (já desatualizado) que mistura empresas, veículos e serviços do Grupo Globo.

organizacoes globo, grupo globo

Saiba mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Globo

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This