Publico aqui a versão 0.1 de um aplicativo interativo para TV Digital com o qual seria possível ouvir as rádios comunitárias locais através do canal da TV comunitária.

O aplicativo em questão foi desenvolvido em NCL (Nested Context Language), linguagem do Ginga, middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), cujo nome técnico é ISDB-Tb.

Rádios Comunitárias e TVs Públicas na TV Digital interativa via Giga-NCL

Rádios Comunitárias e TVs Públicas na TV Digital interativa via Giga-NCL

Multiplexando conteúdos em um mesmo canal

Cada canal de TV, no Brasil, possui 6 MHz de banda. No padrão nipo-brasileiro, este espaço é dividido em 13 segmentos para atender aos mais diversos serviços, entre eles: SDTV (imagem de definição padrão 640×480 linhas de resolução), HDTV (1920×1080), LDTV (para dispositivos móveis), EPG (guia eletrônico de programação), interatividade (em Ginga NCL e J, Java) e outras opções de datacasting (transmissão de dados).

No caso do experimento acima, os seguintes conteúdos seriam multiplexados para a transmissão em uma mesma portadora (sinal de transporte):

– SDTV da TV Comunitária

– LDTV para OneSeg (transmissão para terminais móveis) da TV Comunitária

– SDTV da TV Universitária

– Streaming de quatro rádios comunitárias da localidade

Como funciona

Ao acessar a TV Digital aberta (via celular ou televisor), seria identificada ao usuário a oportunidade de interação. Para tal, aconteceria a exibição de um ícone no canto superior esquerdo da tela.

Quanto selecionado o botão vermelho do controle remoto (padrão internacional para início de aplicativos), a interatividade propriamente dita seria aberta.

A partir daí, o vídeo principal seria redimensionado e um menu disparado. Ao selecionar uma estação de rádio, o áudio da TV Comunitária seria mutado e o usuário ouviria apenas o desejado.

Rádio por redes de banda larga

No caso de a transmissão não poder carregar os quatro streamings de áudio, a solução seria ligar o set-top box (receptor) na internet para acessar as Web Rádio previstas pelo aplicativo interativo da TV. Da mesma forma, aconteceria no celular ligado a redes Wi-Fi e 3G.

Esta ideia está sendo executada por fabricantes de televisores e receptores que optam por implementar a chamada Broadband TV (acesso a ferramentas como Twitter e YouTube pela TV).

Segundo informações da revista ‘Meio & Mensagem’, já estão em produção, nos EUA, rádios automotivos com acesso a redes banda larga sem fio, para recepção de Web Rádios.

Proposta colaborativa

Esta proposta passa por constantes atualizações a partir das sugestões e críticas enviadas.

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

Share This