Socialcast, mashups, computação em nuvem, mídias sociais e de compartilhamento: todas essas são palavras recentes no vocabulário das televisões. A radiodifusão tradicional abre espaço para as novas mídias substituindo o velho broadcast pelo socialcast.

A TV Brasil, emissora pública da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), alia estes conceitos em seu website www.tvbrasil.org.br e em sua presença nas mídias sociais.

Mapa das mídias sociais da TV Brasil

Através do publicação de todo seu material multimídia em plataformas sociais de compartilhamento, a TV Brasil tem os seguintes benefícios:

  • Alívio no servidor do site (vídeos ficam armazenados fora do site)
  • Integração com o site da TV Brasil (através de mashups)
  • Distribuição pelas redes sociais (o chamado socialcast)

A TV pública federal utiliza as seguintes mídias sociais como plataformas de compartilhamento de seus conteúdos:

Mashup do YouTube na seção de vídeos do site da TV Brasil

Mashup do YouTube na seção de vídeos do site da TV Brasil

Esta opção multiplica as telas de exibição do material produzido pela TV Brasil. Se os mesmos conteúdos fossem armazenados apenas no site da emissora pública, somente os usuários que entram no endereço www.tvbrasil.org.br poderiam ter acesso a eles.

Social Cloud (cloud computing nas mídias sociais): a publicação do material multimídia na nuvem das plataformas de compartilhamento alivia o servidor de hospedagem do site, além de permitir uma difusão alternativa (que pode vir a ser a principal) para os conteúdos: o socialcast.

Socialcast é a difusão de conteúdos pelas redes sociais. Para um canal de televisão, é essencial disponibilizar seus vídeos sob demanda na Web (VoD). Isto acontece pois a radiodifusão (broadcast) é unidirecional e linear, ou seja, se alguém perde a hora de um programa, nunca mais poderá rever determinado audiovisual. Além disto, uma grade de programação é limitada: 24 horas por dia, 7 dias por semana. A Web comporta muito mais conteúdos, on demand, em qualquer lugar do mundo, já que não ficam limitadas ao alcance da antena de transmissão.

Flickr: fotos do site da TV Brasil são armazenados na nuvem da mídia social

Social cloud no Flickr: fotos do site da TV Brasil são armazenadas na nuvem da mídia social

Além disto, vale ressaltar que o investimento numa plataforma de distribuição Web é infinitamente menor do que a de uma grande infraestrutura de transmissão de TV. Ainda há duais grandes barreiras: a dificuldade de se encontrar um novo modelo de negócios que não seja pela publicidade em intervalos comerciais; e a baixa penetração da internet banda larga no Brasil.

Mas o cenário tende a mudar nos próximos anos com a implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e pelo fortalecimento do sistema público de comunicação, que não depende de verba publicitária para sobreviver. Este cenário futuro mostra que o investimento das empresas públicas de comunicação em Web é uma aposta que dará retorno num curto prazo.

Mashups integram mídias sociais a sites e blogs

Comentários do site da TV Brasil vêm do Twitter - Mashup

Comentários do site da TV Brasil vêm do Twitter

Na ligação entre o maravilhoso mundo do social cloud (armazenamento na nuvem) e do socialcast (distribuição pelas redes sociais) entra o mashup.

Mashup é uma aplicação que liga mídias sociais em geral a sites e blogs. Isto acontece pois serviços como YouTube, Twitter, Flickr e Facebook tornam públicas suas APIs (código de integração) para desenvolvedores  produzirem mashups. Com isso, é possível que um conteúdo audiovisual publicado no YouTube, por exemplo, seja acessado através da própria ferramenta de vídeos do Google e pelo site da TV Brasil, ampliando o alcance da TV pública e multiplicando as telas do canal.

Comentários via Twitter

Além de todas as fotos e os vídeos da TV Brasil serem armazenados fora do site, os comentários também são agregados via mashups.

Citações, comentários, críticas e elogios à emissora da EBC ou a um de seus programas são exibidos no site a partir da interatividade ocorrida no Twitter.

Arthur William Cardoso Santos
Arthur William Cardoso Santos

Arthur William Santos é mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Foi gerente executivo de Produção, Aquisição e Parcerias na EBC, além de gerenciar o setor de Criação de Conteúdos e coordenar as Redes Sociais da TV Brasil. Liderou também a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Atuou ainda na criação do Canal Educação e do Canal LIBRAS para o Ministério da Educação (MEC). Fez cursos presenciais em Harvard e Stanford sobre Inovação na Educação. Deu aulas em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UniCarioca, Unigranrio, FACHA, INFNET e CEFOJOR (Angola). É membro da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão).

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